Atualidades Empreendedorismo e Gestão

Carnaval, qual é a sua?

O Carnaval está chegando e com ele um espírito de folia. No entanto, você deve estar se perguntando mais uma vez: “o que isso tem a ver com os temas abordados nesse blog?”

Sim, tem tudo a ver. Vivemos um tempo de crise onde há uma aclamação para cortes de custos de o famoso lean production. Isso atinge toda a esfera, desde a iniciativa privada ate a iniciativa pública. Nesse contexto, gostaria de me ater à esfera pública.

O Carnaval é um festival que começou bem lá trás na época do Antigo Egito onde existia o único propósito de celebração e alegria, no entanto, com o passar do tempo o conceito de alegria foi se distorcendo e, infelizmente, alguns dados nada animadores como números de mortes no trânsito e pessoas portadoras de DST (por isso que as campanhas preventivas sao enfatizadas nesse período) aumentando. Os estrangeiros amam o espetáculo de tal modo que tentaram reproduzir em Nova Orleans. Movimenta-se muito dinheiro nesse período, mas qual o saldo final desse espetáculo?

Acompanhando os noticiários, é notável ver uma série de prefeituras aderindo à campanha “Nao teremos Carnaval”. Campanha essa motivada pela deterioraçào de serviços básicos como saúde e educação e uma cascata de dinheiro jorrando no Carnaval. Parabéns aos governantes que pela primeira vez foram inteligentes o suficiente para ver que a política do pão e circo realmente não cola numa sociedade que se vê um certo avanço.

Carnaval é um tempo de folia, mas também uma grande oportunidade para aumentar sua produtividade ou para melhorar sua criatividade. Como? Descansando, pois todo empreendedor é um artista e nenhum artista consegue produzir se ficar focado somente na operação, precisa de descanso de tempo de abstração para ter grandes insights.

E você? Como vai aproveitar seu feriado?

Ps: foto de um empreendimento no Carnaval passado.

Você também pode gostar
Trump venceu. E agora?
Open House

Deixe o seu comentário