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Por que o Instagram mudou sua logo?

O IG, ou Instagram, foi o aplicativo lançado em 2010 em parceria com um brasileiro, e seu objetivo principal era fazer uploads de fotos instantâneas. Por esse e outros motivos seu nome vem de “Instant” + “Telegram”. Inovando com uma série de
filtros e o próprio estilo retrô,  veio de encontro com a necessidade do ser humano da era vintage, ser cool e cult, haja visto a volta do chocolate “Lollo” e a procura por toca-discos e LP’s.

Longe de ser filantropia, Mr Zuckerberg comprou o app por aproximadamente U$1bi, que até então não dava lucro algum, para incorporar em sua holding que já contava com grandes players mundiais como o Facebook e o Whatsapp. Mark, visionário como é, viu a alta escalabilidade no negócio e não pensou 2x. Para uma pessoa tradicional e que não vê o longo prazo pode parecer ilógico gastar todo esse dinheiro em algo que não dê lucro. Resultado? Hoje o Instagram vale 13x o preço de compra dele. Isso mesmo, U$26bi! O que aconteceu?

Com recordes de mais 1mi de downloads em 1 dia, O IG tinha uma enorme rede de usuários, o que poderia potencializar em grande renda de publicidade para Mark. Foi exatamente isso que aconteceu, pois grandes empresas como Mc Donalds, Colgate e Pepsi anunciam no app.

O app também foi responsável por inserir, de fato,  o uso das “#” no meio digital. Futuramente farei um post sobre o poder das hashtags e como usá-las para promover seu negócio.

Com o passar do tempo, o mundo inteiro passou a usar o IG, e outros apps foram lançados para ajudar , tais como o Boomberang, Layout e Hyperlapse. O intuito é tonificar as opções de edição de fotos e vídeos. Uma outra mudança foi o tempo do vídeo, que agora passou de 15s para 1min. E o que isso tem a ver com a mudança de layout do app?

Tudo! O público cresceu, não existe tanta segmentação como antigamente e o público atual visa algo objetivo e dinâmico. E é exatamente essa a proposta da empresa quando até no design interno buscou dar mais foco às fotos e vídeos com aumento do número de filtros.

De uma forma bem “camaleoa” e com muita leitura de mercado, sabendo quem são seus usuários e clientes, o app faz uma reposição de branding muito significante. Se não fosse assim perderia uma grande parcela do seu market share. Vamos aprender com eles a sermos dinâmicos e estarmos abertos à mudança. Um mindset retrógado e de cabeça-dura vai tornar extremamente difícil que seu negócio continue a crescer ou pare de encolher.

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