Empreendedorismo e Gestão

Trabalho ou Lazer?

A palavra trabalho deriva do latim tripalium que conota sofrimento, escravidão, um tripé fincado no chão formado por três estacas com o intuito de torturar pessoas. Logo, o trabalho, por natureza, não é bom. No entanto, gosto muito de Confúcio quando o mesmo nos convida a escolhermos algo que amamos e nunca vamos trabalhar na vida. Quando o amor encontra o labor, nasce o prazer e aí não existe mais corpo mole, preguiça, hora extra, CLT, fim de semana, férias ou feriado, pois tudo que o amante faz não parte de uma premissa sofredora, mas sim prazerosa.

Noite vira dia e o almejo pelo sucesso passa a ser a única aspiração do indivíduo,pois assimcomo Eric Thomas (speecher de um dos vídeos motivacionais mais vistos no youtube com mais de 34 milhões de acessos) define: “Quando você quiser ter sucesso, assim como você quiser respirar, aí então você terá sucesso”. E é exatamente assim! Quando aplicamos isso a outras vertentes da vida, um vestibular difícil se torna só mais um vestibular, o aprendizado de uma língua estrangeira se torna só mais um aprendizado e o crescimento da sua empresa é apenas a consequência do seu foco. Estarei falando um pouco mais sobre o foco, em particular, nos posts subsequentes.

O quarto homem mais rico da Inglaterra e fundador da Virgin (uma holding com mais de 400 empresas), Richard Branson, tem uma citação bem interessante: “Estou sempre correndo riscos para conseguir o que quero, tanto na minha vida pessoal, como na profissional. Não acho que trabalho é trabalho e diversão é diversão. Para mim, tudo é vida.” E eu concordo em gênero, número e grau. O sessentão já poderia muito bem se aposentar, tem aproximadamente 5bi de dólares no bolso, mas o que o motiva não parar e continuar a crescer? Gostaria de deixar essa pergunta para você pensar na resposta e comentar aqui embaixo. Uma dica eu posso te assegurar mediante pesquisa de milionários: quando se passa a barreira dos 50milhões, ganhar mais ou menos dinheiro é a mesma coisa, pois já se tem os carros, casas, iates e afins dos sonhos.

E você? Quer se aposentar? Sonha em viver do que você tecnicamente paga todo mês ao governo que costumeiramente chamamos de aposentadoria? Pode ficar livre para responder abaixo com sua conta do facebook ou e-mail.

Você também pode gostar
Um brasileiro fazendo história
Shark Fight and a Swordfish aside
2 Comentários

Deixe o seu comentário