Empreendedorismo e Gestão English

YLAI – Young Leaders of the Americas Initiative

Macaense, 26 anos, empreendedor, e agora sou um Young Leader of the Americas Initiative Fellows Program 2016. O YLAI (https://ylai.state.gov) é um programa do governo americano que dá a chance a empreendedores de alto impacto a receberem mentoria de pessoas já consolidadas no cenário empreendedor mundial.

Para conseguir ser selecionado, eu e minhas empresas, American Insight e T&D Insight Consultoria, tivemos que passar por um funil bem estreito. Eram 4000 empresas de 36 países e apenas 16% passaram para a semifinal onde tivemos que cumprir com alguns pré-requisitos como ter entre 21 e 35 anos, ser proficiente em inglês, ter no mínimo 2 anos de experiência com empreendedorismo e submeter um business plan em inglês com exigência de ser uma empresa de impacto e sustentável.

Eu poderia ter uma empresa de qualquer outro ramo e ter um phd, mas sem inglês, não conseguiria. Agradeço a Deus e aos meus pais, pois mesmo em meio a dificuldades financeiras, conseguiram investir o mínimo e eu soube dar valor. Não fui um adolescente que viajou para a Disney aos 15 ou ganhou um carro aos 18, sempre teve muita renúncia para alcançarmos os objetivos.

Não bastasse essa, no mês que a American Insight completa 3 anos de existência, recebemos a notícia de que tínhamos passado para a final, onde somente 6% passaram após longa entrevista em inglês. Agora fazemos parte de um seleto grupo que forma a delegação brasileira de 20 pessoas e sou o único do interior de algum estado brasileiro. Foi com muita alegria e emoção que recebi essa notícia. Passa um filme na cabeça de uma série de mini decisões que conclamaram a tal. Quanta resistência tive que enfrentar ao falar que abandonaria o curso de Engenharia de Produção da UFRJ, o descrédito de muitos, a crença de outros… estou muito ansioso para representar o Brasil e impactar Macaé e nossa nação que carece de cuidado.”

Agora nos meses de outubro e novembro embarco para os Estados Unidos nesse grande desafio que já carrego a responsabilidade de ser um embaixador do empreendedorismo onde quer que esteja como já assinalou o programa, pois o big Summit será em Washington DC com nada mais nada menos que Mr President Barack Obama. Para o projeto de nacionalização e internacionalização do negócio, essa será uma enorme catapulta. Se estamos chegando lá é porque temos uma equipe de alto desempenho, mentores e amigos que nos dão esse suporte.

As pessoas que me conhecem sabem que eu sempre sonhei grande, mas nunca passou pela minha cabeça passar por um projeto assim e ter a honra de conhecer o presidente dos EUA e empreendedores de alto impacto. Ano passado, por exemplo, um dos patronos do projeto foi o Mark Zuckerberg, CEO e fundador do Facebook e atual dono do Instagram, Messenger e Whatsapp, o quinto homem mais rico do mundo atualmente e o jovem mais rico também.

Para acompanhar a minha jornada nos EUA, só se inscrever no meu blog (www.thiagoslopes.com.br) e me seguir nas redes sociais: @TLopesInsight

“Empreender para ser feliz e inglês para conseguir sucesso.” Thiago Lopes

Você também pode gostar
Por que o Instagram mudou sua logo?
Finados

Deixe o seu comentário